quinta-feira, 23 de agosto de 2018



I BIENAL LATINO AMERICANA DE SÃO PAULO


A intenção dessa I Bienal Latino-Americana é estudar os mitos e magia derivados da cultura de grupos étnicos desde os pré-colombianos, mitos do passado, assim como analisar a situação atual do primeiro povo que habitou e habita a América Latina.







                             


                          ATUAÇÃO DO MUNDO ESPIRITUAL NO MUNDO MATERIAL
Ronald Sperling

CRÍTICA
Ismael Assumpção
Catedrático de História da Arte
Faculdade de Belas Artes de São Paulo

                     Cada fato da realidade física é conexo com todos os outros fatos. Mas essa conexão não é dada no próprio fato, que, como tal é singular e determinado. É uma exigência que o pensamento científico desenvolve e que representa a consciência do sistema de formalidade em que cada dado físico está implícito. Cada fato é, assim, todo o universo, do ponto de vista formal, potencial, renovando-se a cada novo fenômeno. Na obra de Ronald Sperling o fundamento dessa totalidade, pois, é o processo dialético, do pensamento, que, nessa altura, experimenta a contradição de um singular que é um todo. As relações de sua obra estão entre o ideal e o real, entre forma e forma espiritual. Se unem, dissolvem, harmonizam e contrastam. Não é a técnica, mas o seu conflito ideal interno e a sua resolução.  Ronald Sperling como artista encontra em sua obra o princípio de sua liberdade e, ao mesmo tempo, a sua norma absoluta. Como artista, ele inquire, - que é que pode oferecer à arte essa nossa existência tão intimamente transtornada e contraditória? Ponderando ele traz, - a arte não vive de sonhos errantes em não sei que espaço da eternidade; nasce e nutre-se da vida, é a própria transfiguração. Pureza. Apurar as suas formas, torna-las dúcteis, elásticas, descobrir harmonias cada vez mais delicadas da sua estrutura de sensibilidade, restituir viço à palavra, à cor, descobrir novas linhas de construção e purificar seus valores fundamentais.
             Ronald Sperling é um desses novos artistas contemporâneos que hoje se preocupa com os problemas, conteúdos e formas da arte.




INTRODUÇÃO

Ao se posicionar ante aspectos vivenciais nota-se que determinados fatos ocorrem e se repetem. Por quê?
            Dentro de uma realidade material/cultural pode-se constatar dois aspectos:


1.     Psicológico – rege a vida do ser humano por meio de complexos emocionais a partir de seu nascimento.

2.     Parapsicológico – em maior ou menor grau influi na vida do ser humano, dependendo apenas do grau mental de cada ser.





ASPECTO PSICOLÓGICO

      Começamos com Charles Brenner, em Noçoes Básicas de Psicanálise, -  “Sabemos que tudo o que fazemos ou pensamos está moldado em parte pelas forças do ID, isto é: pelo legado dos desejos instintivos da infância; em parte pelas defesas contra esses desejos (EGO); em parte pelas exigências morais (SUPEREGO) e em parte pelas exigências impostas por nossas circunstancias externas correntes, assim como pelas oportunidades de gratificação que oferecem.”
      As informações adquiridas, boas ou más, são guardadas, com repressão ou livremente. Estão sempre prontas para sua reutilização, quando necessário for. Somos governados por processos mentais inconscientes, isto é, nossa vida é mais inconsciente que propriamente consciente. Pode-se por meio de estímulos, especialmente os artísticos, fazer com que informações reprimidas, fantasias, pensamentos e lembranças aflorem e tornem-se ações reais e conscientes.  Para tal estudo os objetos foram classificados em:

1.        Concretos – carros, casa, mobília etc. O experimentador possui juízo formado.

2.     Abstratos – luz, magnetismo etc. O juízo formado pelo experimentador não é concreto. Atinge-se extrema simplicidade na linguagem.






ASPECTO PARAPSICOLÓGICO
           
            A parte parapsíquica que para esse trabalho contribui de forma singular é alusiva à telecinesia, materialização e desmaterialização de objetos.

                 “Dois elementos, ou se quiserem, duas forças regem o universo: o elemento espiritual e o elemento material. Da ação simultânea desses dois princípios nascem fenômenos especiais, que se tornam naturalmente inexplicáveis, desde que se abstraia de um deles.” Como em seu livro, A Gênese, nos traz Allan Kardec.





A MATÉRIA

                A matéria e toda sua diversidade nada mais é que a variedade de combinações de átomos, posição defendida pela ciência atomística. Tudo nada mais é que a combinação levada ao infinito do fluido cósmico universal.
         “O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva cujas transformações constituem a inumerável variedade de corpos da natureza”, nos traz Allan Kardec em A Genese. Logo pode-se dizer que não há em todo o universo dois ou mais tipos de matéria e sim formas diversas da mesma substancia primitiva, ou seja, da matéria cósmica.





AS LEIS E AS FORÇAS
           
      “Há um fluido etéreo que enche o espaço e penetra os corpos, [...] segundo as circunstancias e os meios, são conhecidas na Terra sob os nomes de gravidade, coesão, afinidade, atração, magnetismo, eletricidade ativa. Os movimentos vibratórios são conhecidos sob os nomes de som, calor, luz etc.” (Kardec, A., A Genese, s/d)
      Portanto, permeando qualquer obra, bem como os Seres, encontramos a matéria cósmica primitiva; o fluido etéreo. Por meio dessa matéria, desse fluido que a tudo envolvem e permeiam pode-se ter um contato imediato do espectador com a obra. 





NATUREZA E PROPRIEDADES

      Eterização ou imponderabilidade – primitivo estado. Fenômenos pertencem ao mundo invisível.
      Materialização ou ponderabilidade – matéria tangível. Fenômenos pertencem ao mundo visível.

      Não necessariamente os fenômenos de um e de outro estado ocorram isolados. Se produzem simultaneamente devido ao contato incessante entre vida espiritual e vida material.





AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE OS FLUIDOS

      “Os espíritos atuam sobre o fluido etéreo, não manipulando-o como o homem manipula a matéria mas empregando o pensamento e a vontade. Para os espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Eles imprimem aos fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, dão-lhe aparência, forma, coloração, mudam-lhe as propriedades.” (Kardec, A., A Genese, s/d)





QUALIDADES DOS FLUIDOS

      Os fluidos não possuem qualidades sui-generis, mas as adquirem no meio onde se elaboram, modificando-se pelos eflúvios desse meio, podendo assumir características próprias. Assim pode-se impregnar uma obra com determinados fluidos que farão os apreciadores de tal obra sintam impulsos que os levem a ações mentais e/ou comportamentais.





ASPECTO MATERIAL – CONFECÇÃO DA OBRA

      Nesse tipo de obra procura-se registrar as atuações dos espíritos sobre os meios plásticos – telas, tintas, solventes etc. Por meio do pensamento, de comum acordo, podem, homem e espíritos, vir a produzir obras possuidoras de características próprias.





OBRAS QUE VISAM INFLUENCIAÇÃO PSICOLÓGICA

         Formas abstratas orgânicas. Atmosferas cósmicas.
      Ao homem cabe o contato telepático com os espíritos e a preparação dos materiais plásticos que serão utilizados. Aos espíritos cabe, pelo contato realizado, a “manipulação” do material plástico para a representação de “paisagens cósmicas”.





CONCLUSÕES

 Não se pode mais considerar uma obra de arte como sendo o resultado de algo mágico, de um estado hipnótico, de um ato puramente mental ou aleatório. Não há razões para preconceitos arcaicos, ideias ultrapassadas ou considerações caducas, emboloradas, a respeito do mundo espiritual.
      A ciência é de grande valia e forte aliada a hipóteses filosóficas. Dentro desse Pensamento é que procuramos nos manter, sempre lado a lado com filosofia e ciência em um trabalho sério, sem virtuosismos estéreis que embotam os sentimentos e fazem do homem apenas um entre iguais.





A.    PSYCHOLOGICAL ASPECT

          The environment has great influence on the human mind. The human actions can be conscious giving normal acts, or, not conscious giving the called “lapses”, that, most of time can be seen, most of times as ‘normal acts’.





B.    PARAPSYCHOLOGICAL ASPECT

The universe is composed of two parts: the spiritual element and the material element. It is involved by the cosmic fluid that can be felt as cohesion, sound, light, magnetism, warm etc.
The spirits through thought and will power are able to manipulate the cosmic fluid, giving to it all kinds of intentions.





C. CENTRAL POINT OF OUR PURPOSE

Give ways, - canvas, oil paint etc. to spirits that through their own will power are able to create material art works, in these way paintings.   
Spirits manipulating the properties of the cosmic fluid, that is everywhere and fills everything, will have conditions to put in the art work energies that drives a right contact between the piece of art and the viewer.



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