I
BIENAL LATINO AMERICANA DE SÃO PAULO
A intenção dessa I Bienal
Latino-Americana é estudar os mitos e magia derivados da cultura de grupos
étnicos desde os pré-colombianos, mitos do passado, assim como analisar a
situação atual do primeiro povo que habitou e habita a América Latina.
ATUAÇÃO DO MUNDO ESPIRITUAL NO MUNDO MATERIAL
Ronald
Sperling
CRÍTICA
Ismael Assumpção
Catedrático de História da Arte
Faculdade de Belas Artes de São Paulo
Cada
fato da realidade física é conexo com todos os outros fatos. Mas essa conexão
não é dada no próprio fato, que, como tal é singular e determinado. É uma
exigência que o pensamento científico desenvolve e que representa a consciência
do sistema de formalidade em que cada dado físico está implícito. Cada fato é,
assim, todo o universo, do ponto de vista formal, potencial, renovando-se a
cada novo fenômeno. Na obra de Ronald Sperling o fundamento dessa totalidade,
pois, é o processo dialético, do pensamento, que, nessa altura, experimenta a
contradição de um singular que é um todo. As relações de sua obra estão entre o
ideal e o real, entre forma e forma espiritual. Se unem, dissolvem, harmonizam
e contrastam. Não é a técnica, mas o seu conflito ideal interno e a sua
resolução. Ronald Sperling como artista
encontra em sua obra o princípio de sua liberdade e, ao mesmo tempo, a sua
norma absoluta. Como artista, ele inquire, - que é que pode oferecer à arte
essa nossa existência tão intimamente transtornada e contraditória? Ponderando
ele traz, - a arte não vive de sonhos errantes em não sei que espaço da
eternidade; nasce e nutre-se da vida, é a própria transfiguração. Pureza. Apurar
as suas formas, torna-las dúcteis, elásticas, descobrir harmonias cada vez mais
delicadas da sua estrutura de sensibilidade, restituir viço à palavra, à cor,
descobrir novas linhas de construção e purificar seus valores fundamentais.
Ronald Sperling é um desses novos
artistas contemporâneos que hoje se preocupa com os problemas, conteúdos e
formas da arte.
INTRODUÇÃO
Ao se posicionar ante aspectos vivenciais
nota-se que determinados fatos ocorrem e se repetem. Por quê?
Dentro de uma realidade material/cultural
pode-se constatar dois aspectos:
1.
Psicológico – rege a vida do ser humano por
meio de complexos emocionais a partir de seu nascimento.
2.
Parapsicológico – em maior ou menor grau influi
na vida do ser humano, dependendo apenas do grau mental de cada ser.
ASPECTO PSICOLÓGICO
Começamos
com Charles Brenner, em Noçoes Básicas de Psicanálise, - “Sabemos que tudo o que fazemos ou pensamos está moldado em parte pelas
forças do ID, isto é: pelo legado dos desejos instintivos da infância; em parte
pelas defesas contra esses desejos (EGO); em parte pelas exigências morais
(SUPEREGO) e em parte pelas exigências impostas por nossas circunstancias
externas correntes, assim como pelas oportunidades de gratificação que
oferecem.”
As informações adquiridas, boas ou más,
são guardadas, com repressão ou livremente. Estão sempre prontas para sua
reutilização, quando necessário for. Somos governados por processos mentais
inconscientes, isto é, nossa vida é mais inconsciente que propriamente
consciente. Pode-se por meio de estímulos, especialmente os artísticos, fazer
com que informações reprimidas, fantasias, pensamentos e lembranças aflorem e
tornem-se ações reais e conscientes. Para
tal estudo os objetos foram classificados em:
1. Concretos – carros, casa, mobília etc. O
experimentador possui juízo formado.
2.
Abstratos – luz, magnetismo etc. O juízo
formado pelo experimentador não é concreto. Atinge-se extrema simplicidade na
linguagem.
ASPECTO PARAPSICOLÓGICO
A parte parapsíquica que para esse trabalho contribui de
forma singular é alusiva à telecinesia, materialização e desmaterialização de
objetos.
“Dois elementos, ou
se quiserem, duas forças regem o universo: o elemento espiritual e o elemento
material. Da ação simultânea desses dois princípios nascem fenômenos especiais,
que se tornam naturalmente inexplicáveis, desde que se abstraia de um deles.”
Como em seu livro, A Gênese, nos traz Allan Kardec.
A MATÉRIA
A matéria e toda sua
diversidade nada mais é que a variedade de combinações de átomos, posição
defendida pela ciência atomística. Tudo nada mais é que a combinação levada ao
infinito do fluido cósmico universal.
“O fluido cósmico
universal é a matéria elementar primitiva cujas transformações constituem a
inumerável variedade de corpos da natureza”, nos traz Allan Kardec em A
Genese. Logo pode-se dizer que não há em todo o universo dois ou mais tipos de
matéria e sim formas diversas da mesma substancia primitiva, ou seja, da
matéria cósmica.
AS LEIS E AS FORÇAS
“Há um fluido etéreo que enche o espaço e
penetra os corpos, [...] segundo as circunstancias e os meios, são conhecidas
na Terra sob os nomes de gravidade, coesão, afinidade, atração, magnetismo,
eletricidade ativa. Os movimentos vibratórios são conhecidos sob os nomes de
som, calor, luz etc.” (Kardec, A., A Genese, s/d)
Portanto, permeando qualquer obra, bem
como os Seres, encontramos a matéria cósmica primitiva; o fluido etéreo. Por
meio dessa matéria, desse fluido que a tudo envolvem e permeiam pode-se ter um
contato imediato do espectador com a obra.
NATUREZA E PROPRIEDADES
Eterização
ou imponderabilidade – primitivo estado. Fenômenos pertencem ao mundo
invisível.
Materialização ou ponderabilidade –
matéria tangível. Fenômenos pertencem ao mundo visível.
Não necessariamente os fenômenos de um e
de outro estado ocorram isolados. Se produzem simultaneamente devido ao contato
incessante entre vida espiritual e vida material.
AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE OS FLUIDOS
“Os
espíritos atuam sobre o fluido etéreo, não manipulando-o como o homem manipula
a matéria mas empregando o pensamento e a vontade. Para os espíritos, o
pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Eles imprimem aos
fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, dão-lhe
aparência, forma, coloração, mudam-lhe as propriedades.” (Kardec, A., A Genese,
s/d)
QUALIDADES DOS FLUIDOS
Os
fluidos não possuem qualidades sui-generis, mas as adquirem no meio onde se
elaboram, modificando-se pelos eflúvios desse meio, podendo assumir
características próprias. Assim pode-se impregnar uma obra com determinados
fluidos que farão os apreciadores de tal obra sintam impulsos que os levem a ações
mentais e/ou comportamentais.
ASPECTO MATERIAL – CONFECÇÃO DA OBRA
Nesse
tipo de obra procura-se registrar as atuações dos espíritos sobre os meios
plásticos – telas, tintas, solventes etc. Por meio do pensamento, de comum
acordo, podem, homem e espíritos, vir a produzir obras possuidoras de
características próprias.
OBRAS QUE VISAM INFLUENCIAÇÃO PSICOLÓGICA
Formas abstratas orgânicas. Atmosferas
cósmicas.
Ao homem cabe o contato telepático com os
espíritos e a preparação dos materiais plásticos que serão utilizados. Aos
espíritos cabe, pelo contato realizado, a “manipulação” do material plástico
para a representação de “paisagens cósmicas”.
CONCLUSÕES
Não se
pode mais considerar uma obra de arte como sendo o resultado de algo mágico, de
um estado hipnótico, de um ato puramente mental ou aleatório. Não há razões
para preconceitos arcaicos, ideias ultrapassadas ou considerações caducas,
emboloradas, a respeito do mundo espiritual.
A ciência é de grande valia e forte aliada
a hipóteses filosóficas. Dentro desse Pensamento é que procuramos nos manter,
sempre lado a lado com filosofia e ciência em um trabalho sério, sem
virtuosismos estéreis que embotam os sentimentos e fazem do homem apenas um
entre iguais.
A. PSYCHOLOGICAL ASPECT
B. PARAPSYCHOLOGICAL ASPECT
The universe is composed of two parts: the spiritual
element and the material element. It is involved by the cosmic fluid that can
be felt as cohesion, sound, light, magnetism, warm etc.
The spirits through thought and will power are able to
manipulate the cosmic fluid, giving to it all kinds of intentions.
C. CENTRAL POINT OF OUR PURPOSE
Give ways, - canvas, oil paint etc. to spirits that through
their own will power are able to create material art works, in these way
paintings.
Spirits manipulating the properties of the cosmic
fluid, that is everywhere and fills everything, will have conditions to put in
the art work energies that drives a right contact between the piece of art and
the viewer.
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